CONVIDADOS


Martha Herr (UNESP)



Martha HerrMartha Herr, soprano, tem se consagrada como uma das principais sopranos da cena lírica brasileira. Uma artista de grande versatilidade, ela tem atuado em vários gêneros musicais como ópera, missas e oratórios, repertório sinfônico, camerístico e, principalmente, música contemporânea e brasileira, no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Ela fez a primeira audição de mais de cem obras, incluindo cinco óperas. É detentora de muitos prêmios internacionais e nacionais como Cantora do Ano (1990) da APCA e, em 1998, o Prêmio Carlos Gomes. Suas gravações incluem um CD de canções de Virgil Thomson, Europera V de John Cage, várias gravações de música brasileira e em diversas redes de rádio e televisão no Brasil e na Europa. O Rio Cello Ensemble lançou um CD com sua participação como solista das Bachianas Brasileiras no 5, de Heitor Villa-Lobos. Em 2005, ela participou na primeira produção brasileira de O Anel dos Nibelungos, de Wagner, durante o Festival Amazonas de Ópera. E em 2006, ela cantou o papel de Olga Benario na estréia da ópera OLGA de Jorge Antunes no Teatro Municipal de São Paulo. Martha desenvolve também o seu lado acadêmico como professora de canto, Livre Docente do Instituo de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ela atua na graduação e na pós-graduação e tem um grupo de pesquisa chamado “Expressão Vocal na Performance Musical”.



Catarina Domenici (UFRGS)


Graduada em Musica (Piano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui Doutorado (DMA) e Mestrado (MM) em Performance e Literatura Pianística pela Eastman School of Music. É Professora Adjunta de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde integra o Grupo de Pesquisa em Praticas Interpretativas do PPG-MUS. Desde janeiro/2010 coordena o ensino de teclado no Curso de Licenciatura em Música a Distância da UFRGS. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na University at Buffalo entre 2008/09 investigando interações entre compositores e intérpretes na música contemporânea. É colaboradora interinstitucional do Núcleo de Música Contemporânea da UFPel. Como pianista, tem colaborado intensamente com compositores brasileiros e estrangeiros em estréias e gravações de obras inéditas, tendo lançado varios CDs premiados com o repertorio contemporâneo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: colaborações compositor-intérprete, o papel do intérprete, processos de construção da interpretação da musica contemporânea, musica contemporânea para piano, musica contemporânea brasileira, cognição musical.



Eli-Eri Moura (UFPB)



Compositor, pesquisador e regente, Eli-Eri Moura é Doutor em Composição pela McGill University, Canadá. Seu catálogo inclui peças para diversos grupos de câmara, coro e orquestra, assim como músicas para peças de teatro, vídeos (documentários) e filmes. Participou de importantes festivais, incluindo o World Music Days, da International Society for Contemporary Music (ISCM). Lançou os CDs autorais (1) Eli-Eri Moura: Música de Câmara (patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo da Paraíba), com o GRUPO SONANTIS (UFPB), do qual é fundador e diretor; (2) Eli-Eri Moura: Música Instrumental (patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural). Em 2008 foi premiado pela FUNARTE com a “Bolsa de Estímulo à Criação Artística”. Em 2009 sua ópera Dulcinéia e Trancoso (sobre libreto de W. J. Solha) foi estreada no Virtuosi Festival Internacional de Música, em Recife – PE. Suas trilhas sonoras ganharam diversos prêmios em festivais brasileiros, incluindo o 10.o Vitória Cine Vídeo, Vitória – ES. Trechos dessas trilhas encontram-se gravados no CD Eli-Eri Moura: Trilhas. Seu trabalho no campo da teoria da música tem sido divulgado em periódicos nacionais e internacionais, incluindo o Contemporary Music Review (Inglaterra). Também tem realizado palestras e cursos em diversas universidades, no Brasil e no exterior. Presentemente, Eli-Eri Moura trabalha no Departamento de Música da UFPB, como docente dos programas de Graduação e Pós-Graduação em Música. Primeiro Professor de Composição da instituição, foi responsável pela implantação dessa área nos níveis de extensão, graduação e pós-graduação (mestrado). Foi o idealizador e fundador do Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS, tendo sido seu primeiro coordenador.



Dante Grela (Rosario, Argentina)



Compositor de música, professor universitário, pesquisador. Nascido em Rosário (Santa Fé), Argentina, em 1941. Professor de Composição, Análise Musical e Orquestração, e Diretor de Projetos de Pesquisa no Instituto Superior de Música da Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe, Argentina). Professor de Composição, Análise Musical, Orquestração, Acústica Musical, Organologia e Música Eletroacústica na Escuela de Música da Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina). Autor de numerosos ensaios sobre pedagogia da composição, a análise e a orquestração, assim como sobre a criação musical contemporânea da Latinoamérica. Compositor e professor convidado em numerosos Festivais de Música Contemporânea, na Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, El Salvador, Canadá e Estados Unidos, tendo ministrado um grande número de cursos e conferências sobre composição, análise, técnicas e estéticas da música contemporânea e criação musical da Latinoamérica. Como compositor, suas obras tem recebido distinções em diversas oportunidades, assim como numerosas estréias na Argentina, Brasil, Chile, U.S.A., Venezuela, França, Espanha, Canadá, El Salvador, Alemanha e Uruguai. Sua produção inclui obras para instrumentos solo, música de câmara e sinfônica, música eletroacústica e composições mistas (para fontes sonoras instrumentais e sons eletrônicos).



Fernando Iazzetta (USP/CAPES)



Fernando Iazzetta (1966- ) é Professor Livre-Docente na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Artes da USP onde atua também como coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). É pesquisador nível 1B do CNPq. Suas composições para diferentes formações camerísticas e meios eletrônicos foram apresentadas em diversos teatros e festivais de música no Brasil e no exterior. Como pesquisador tem se dedicado particularmente ao estudo e utilização de novas tecnologias musicais. É autor dos livros Música Processo e Dinâmica (AnnaBlume, 1993) e Música e Mediação Tecnológica (Perspectiva, 2009) além de diversos outros artigos publicados no Brasil e exterior. Recentemente lançou o CD “Música Eletroacústica Brasileira – Fernando Iazzetta”, pelo selo LAMI.



Lucas Robatto (UFBA)



Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia com os professores Elena Rodrigues e Oscar Dourado. Entre 1986 e 1992, estudou na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), na classe da professora Renate Greiss-Armin, onde, em 1990, graduou-se como Músico de Orquestra e em 1992 completou Curso de Aperfeiçoamento Artístico. Durante este período, foi bolsista do DAAD e da Fundação Vitae. Entre 1997 e 2001, cursou o Doutorado em Flauta da Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos), com o professor Felix Skowronek. Tem participado de numerosos cursos e festivais de música no Brasil e exterior. Lucas Robatto atuou como músico convidado em diversas orquestras e como solista teve a oportunidade de apresentar-se diversas vezes frente a orquestras como a Orquestra Sinfônica da UFBa, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Municipal de Campinas, Orquestra da Universidade de Washington e Orquestra da Chamber Music San Juans, entre outras. Lucas Robatto foi premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Em 2002, Lucas Robatto, juntamente com Pedro Robatto, lançou o CD DUO ROBATTO, com obras para flauta e clarineta. Desde 2004 é o representante oficial no Brasil da Ernst Widmer Gesellschaft (Suíça).



Daniel Murray (UNICAMP - São Paulo)
www.danielmurray.com.br

Considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, desenvolve uma ativa carreira como intérprete, arranjador e compositor. Apresenta-se como solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior ao lado de grandes músicos como: Paulo Bellinati, Israel de Almeida, Toninho Carrasqueira, Rogerio Wolf, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Joaquim de Abreu, entre outros célebres violonistas e músicos brasileiros. Em 1997 conquistou o segundo prêmio no Councours International de Guitarre de Trédrez-Locquémeau na Bretanha-França, aos 15 anos de idade. Em turnê pela Bretanha-França, apresentou-se nas cidades de Rennes, Nantes, Lannion, Paimpol, Pont l'Abée, St. Michel-en-Grève, Saint Quai Perros, Prat, com o Trio Kej e o violonista francês Roger Eon. Cursou o 17ème Stage International de Guitare (Fondation Krüger, Mas de la Coüme, Mosset, France) com o professor Alberto Ponce. Gravou com o Trio Opus 12 de violões (Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e Edelton Gloeden) a Suite Retratos de Radamés Gnatalli, em arranjo do próprio Radamés a eles dedicado. Lançou seu primeiro CD solo “...universos sonoros para violão e tape...”, com o patrocínio da Petrobrás, retratando o ambiente da música erudita contemporânea brasileira estreando várias obras e a ele dedicadas. Integra, desde 2009, o Quarteto Tau de violões junto a Breno Chaves, José Henrique de Campos e Fabio Bartoloni, e formou junto ao violonista e compositor Chico Saraiva o Duo Saraiva-Murray, com quem acaba de fazer concertos pela Europa (Paris, Londres e Portugal). Em 2011 realiza pelo ProAc uma tourneé paulista de seu segundo trabalho solo "Tom Jobim para violão solo" (Delira Música). Realiza também uma tourneé nacional junto ao "Trio Universos", formado por Giuliana Audra (flauta) e Sergio Kafejian (eletrônica em tempo real) através do Programa Petrobras Cultural.




Flávio Oliveira (Rio Grande do Sul)



Flávio Oliveira (1944) iniciou seus estudos musicais com a profa. Zuleika de Araújo Vianna. No início autodidata, depois estudou composição com Roberto Schnorrenberg, Armando Albuquerque, Willy Corrêa de Oliveira, e Maurice Lerroux. Diplomou-se em e Língua e Literatura Grega e Língua e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS. Compõe para teatro desde 1964. De sua produção, destacam-se a estréia mundial das comédias de Qorpo Santo, Mockimpot, Peter Weiss e as 3 peças da Trilogia Perversa de Ivo Bender. Nesta atividade foi diversas vezes premiado. Como compositor, docente, intérprete, tem participado de eventos, a destacar: as Bienais Internacionais de Música de São Paulo, osFestivais de Santos; os Programas “Music of Almost Yesterday” da Un. de Wisconsin (USA); “Música Brasileira na Universidade”, Un. do Texas (Austin-USA); bolsista e convidado do Instituto Goethe em Berlim / RFA (1984), em Berlim / DDR / Liga der Völker Freundschaft (1984); em Santiago de Chile (1989) para a estréia de sua obra “ROUND ABOUT DEBUSSY”; “Encontro de Música contempoânea’, em Montevidéo (1992); em Santiago de Chile para o Primer Encuentro de Música Contemporânea- PUC (2004) para a estréia de “Contracantos”. Ministrou cursos nos Encontros de Arte-Educação da Fundarte (Montenegro), na ECA-USP, no Dep. de Música da UFSM (RS), no dep, de Música da UERGS e no Conservatório da UFPEL (RS). Lecionou português, música e educação artística no Instituto Educacional João XXIII (1968 a 1981). No Dep. de Música do Instituto de Artes/-UFRGS lecionou Composição, Orquestração, Fuga e História da Música. Das gravações de suas obras destacam-se o LP Funarte “Caio Pagano interpreta C. Guarnieri, H. J. Koellreuter, Gilberto Mendes e Flávio Oliveira” , o CD “TUDO MUDA – A MÚSICA DE FLÁVIO OLIVERA”, projeto FUMPROARTE, com o qual recebeu os 2 Prêmios Açorianos – 2002 :categoria Música Erudita: “CD Erudito” e “Compositor Erudito”; e o Cd da pianista Maia Helena del Pozzo (SP) Projeto Petrobras, com obras de compositores brasileiros contemporâneos em que está incluída sua obra “Jogo, para piano (1972)”. Foi membro das comissões de seleção e premiação FUNARTE para as Bienais de Música Brasileira Contemporânea de 2005,2007 e em 2010 para a 19ª. BIENAL de 2011, Produziu e apresentou programas radiofônicos didáticos de divulgação de música, na Rádio da UFRGS, de 1964 a 2003.




João Pedro Oliveira (UFMG-Universidade de Aveiro)



João Pedro Oliveira (n. 1959) estudou órgão, composição e arquitectura em Lisboa. Doutorou-se em Música (Composição) na Universidade de New York em Stony Brook. As suas obras incluem uma ópera de câmara, um Requiem, várias obras orquestrais, três quartetos de cordas, música de câmara, música para instrumento solo e música electroacústica. Recebeu inúmeros prémios nacionais e internacionais, incluindo três prémios no Concurso de Música Electroacústica de Bourges, bem como o prestigiado Magisterium no mesmo concurso, o Prémio Giga-Hertz, o 1º Prémio no concurso de música electroacústica Metamorphoses, o 1º Prémio na Yamaha-Visiones Sonoras Competition, o 1º Prémio na Musica Nova Competition, etc.. A sua música é tocada em todo o mundo, e a maioria das suas obras tem sido encomendada por instituições de prestígio internacional. É Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Catedrático na Universidade de Aveiro. Tem igualmente publicado diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, e escreveu um livro sobre teoria analítica da música do século XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário